sábado, 7 de abril de 2012

90 ANOS DO PCDOB

MOÇÃO DE APLAUSOS: N° 03/2012

(Do Senhor Vereador PROF° UBIRATAN SILVA REIS)





Dispõe sobre a passagem dos 90 anos do PCdoB e dá outras providências.





Excelentíssimo Senhor Presidente;



 A Câmara Municipal de Vereadores de Irará vem através do Vereador que este subscreve requerer, nos termos do Regimento Interno, art. 90 e seus §§ combinado com o art.72 § 2°, inciso VII, que seja consignada nos anais desta Casa, a presente "Moção de Aplausos" com votos de congratulações pelos 90 anos de existência do Partido Comunista do Brasil - PCdoB ocorrido no dia 25 de março de 2012.



Mil novecentos e vinte e dois foi um ano marcante na história do Brasil. O ambiente era de efervescência em todos os campos. Na área cultural a Semana de Arte Moderna revolucionou os parâmetros da arte. Eclodiram lutas operárias e greves gerais. Respirando os ares da revolução proletária ocorrida na Rússia em 1917, que encheu o planeta de esperança na construção de um mundo sem explorados e exploradores, surgiu o Partido Comunista do Brasil.



Comemoramos os 90 anos de luta deste partido.



O Partido Comunista do Brasil durante esses 90 anos de existência esteve presente em todas as lutas do povo brasileiro. Sua atuação foi determinante nos rumos da história deste país e nos avanços indiscutíveis em todos os setores.



Passando por diversos períodos de clandestinidade e perseguição, com inúmeros companheiros mortos e torturados, o partido sempre construiu-se e reconstruiu-se, mantendo alta e constante a bandeira do socialismo e da luta por uma sociedade livre e igualitária. Lutando pela liberdade e pela justiça, contra as arbitrariedades, a violência, a miséria e a barbárie, sempre viu no socialismo a necessidade do desenvolvimento da sociedade brasileira e da humanidade.



Participou ativamente, entre outras, da luta anti-imperialista em 1935, da luta pela derrubada da ditadura militar, na luta pela soberania nacional. Significativo foi o papel do Partido na luta “O Petróleo é nosso”, que culminou na fundação da Petrobrás, bem como nas Assembléias Constituintes, na luta pela Anistia e “Diretas Já”.



O Partido teve, nesses 90 anos, papel significativo na organização e na luta dos trabalhadores, na emancipação das mulheres, na luta contra o racismo e qualquer tipo de discriminação, na organização da juventude e demais setores em prol de uma sociedade livre, justa e igualitária.



Sempre defendeu a afirmação e florescimento da cultura nacional, a proteção do meio ambiente, a garantia de liberdade e democratização da sociedade brasileira.



O Partido Comunista do Brasil, organização política de vanguarda da classe operária e do povo trabalhador, apoiada na teoria revolucionária marxista-leninista, mantêm-se empenhado na luta pelo socialismo e na construção de uma nova formação política, econômica e social capaz de sustentar a soberania da Nação e a valorização do trabalho e de edificar um país soberano, democrático e solidário que estabeleça relações de paz e respeito entre os povos.



Em razão de seu indiscutível papel histórico desempenhado em defesa da liberdade e da igualdade, requeiro voto de congratulações e encaminhamento de cópia deste ao Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil e a Liderança do PCdoB na Assembléia Legislativa da Bahia.



Plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos, em 29 de março de 2012.

  



Prof. UBIRATAN SILVA REIS

Vereador do PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário