quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SESSÃO SOLENE COMEMORA DIA DO EVANGELHO EM IRARÁ

PRONUNCIAMENTO DA SESSÃO SOLENE DE 30 DE SETEMBRO DE 2010.
                                   Boa noite a todos e a todas!

Quero saudar o presidente desta casa Legislativa Vereador Antonio Carlos em nome de quem saúdo aos nobres colegas vereadores e vereadora. Saudações aos pastores em nome dos quais cumprimento respeitosamente as senhoras e senhores presentes.
Incumbe-me hoje falar aos EVANGÉLICOS em nome do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em momento tão solene e importante como a comemoração do dia dos Evangélicos no nosso município, me sinto  honrado, feliz, e ao mesmo tempo investido de grande responsabilidade no tocante as questões que acho pertinente refletir com toda a sociedade evangélica.
Inicio minhas palavras reforçando a educação sólida repassada pelos meus pais e que hoje tenho consolidado comigo: o respeito a todos os credos religiosos. Quero parabenizar ao Vereador que apresentou um projeto que originou a lei que criou o Dia do Evangélico não querendo desmerecer nenhuma religião, muito pelo contrário. Esta data foi criada para celebrar a espiritualidade de uma parcela importante dos iraraenses: os evangélicos.
Os evangélicos estão em todas as regiões do município e  não para de crescer.
O amado e sábio mestre espiritual, a personalidade central da civilização moderna e a figura mais importante da história, disse em Lucas, 16,15: “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. A pregação evangélica é fundamental em nossos dias de dor e sofrimento causado pelo homem sem Deus.
Não podemos imaginar a história de nosso município sem nos lembrarmos da importância da comunidade evangélica em sua construção. Vale ressaltar e apoiar a luta diária na evangelização e na propagação social promovidas pelos evangélicos. Porque além de levar a palavra de Deus a todos os irmãos como homem público procura aliar a fé com a resolução das demandas sociais.
A igreja evangélica não deve fazer apenas uma crítica sócio-política, mas também ser uma fonte criativa para conscientizar a sociedade, praticar os princípios bíblicos e exemplos que possam engrandecer a vida comunitária. Embora os conceitos culturais, políticos e sociais sejam bastante diversificados, os princípios bíblicos são sempre relevantes. Os cristãos são chamados para procurar a paz  e dar a sua contribuição na sociedade.
Agarrando-nos firmemente às virtudes da fé, e amor, afirmamos o envolvimento cristão nos processos políticos nas comunidades locais, nações, e a nível internacional; encorajamos os cristãos a procurarem profissões que lhes permitam servir numa esfera política e social.
Reconhecemos que as transformações massivas que ocorrem no nosso mundo moderno devem ser tratadas de uma forma perspicaz. Como cristãos e cidadãos preocupamo-nos bastante com a liberdade, justiça para os pobres, paz, casamento, família, santidade da vida humana e justiça racial.
Nesta data conclamamos a todos aqui presente para importantes reflexões. A igreja que perde o zelo ardente do espírito santo pela sua pureza que se recusa a tomar posição firme em prol da verdade, logo deixará de existir como igreja. Por isso precisamos estar sempre fortes nesta busca por igreja sólida, viva e forte.
Costumo sempre citar a história de José. Um homem vencedor no qual busco sempre inspiração. Com muita luta, persistência e fé em nosso senhor maior, cheguei até aqui neste parlamento, para contribuir na transformação da sociedade para que o povo seja mais justo e mais humano.
Encerro minhas palavras mais uma vez com muito respeito aos evangélicos e peço licença para juntos celebrarmos este dia. A minha homenagem à população evangélica de todo o Irará, dada a importância desta comunidade em todo o município. Que Deus nos fortaleça nesta grande batalha de apontar dias melhores para a população iraraense.
É o que tinha a dizer seu Presidente.

Plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos em 30 de setembro de 2010.


Prof. Ubiratan Silva Reis
Vereador/PCdoB

domingo, 26 de setembro de 2010

Alice é entrevistada pelo Política Hoje

Postado em 26 de setembro de 2010
Para ajudar o eleitor a decidir em quem votar no dia 3 de outubro, o site de notícias Política Hoje realiza uma série de entrevistas com os candidatos a deputados federais. Sempre transparente na sua relação com o eleitor, Alice Portugal fez questão de responder às perguntas da reportagem, que vão desde a utilização da verba de gabinete até as motivações que lhe fizeram se candidatar.
Confira a entrevista na íntegra:   

Política Hoje – Por que a senhora se candidatou a deputada?
 Alice Portugal – Sou militante política há mais de trinta anos. Comecei nas lutas contra a ditadura militar, quanto ainda era estudante da então Escola Técnica Federal da Bahia e prossegui durante a universidade, tendo participado na reconstrução da União Nacional dos Estudantes e das manifestações contra o regime militar, em defesa da anistia e da constituinte.
Graduada pela Faculdade de Farmácia da UFBA, ingressei no quadro de servidores do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, onde passei a militar no movimento dos servidores públicos. Presidi a Assufba e integrei as direções da CUT Estadual e Nacional e da FASUBRA. Depois, por decisão de meu partido, candidatei-me a deputada estadual e exerci dois mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia. O destaque desses dois mandatos, particularmente no combate firme aos desmandos e à corrupção do carlismo, permitiu-me eleger deputada federal. Completo agora meu segundo mandato na Câmara dos Deputados brindada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP como uma das 100 cabeças do Congresso Nacional, exatamente devido a minha atuação na defesa do interesse público, dos trabalhadores e dos direitos da mulher. Portanto, esta história de militância política é mais do que uma justificativa para minha candidatura a deputada federal.
Política Hoje – Por que se considera apta a representar a Bahia na Câmara Federal?
Alice Portugal – A defesa da Bahia e dos interesses do povo baiano na Câmara dos Deputados se relaciona com a luta maior em defesa dos direitos dos trabalhadores, da educação, do desenvolvimento soberano de nosso país. O desemprego na Bahia, assim como a carência de vagas nas escolas ou a falta de maior apoio à agricultura só serão solucionados se nosso país continuar a crescer e desenvolver de forma independente e duradoura.
Defendi os interesses maiores da Bahia e de seu povo nos momentos mais difíceis, quando o carlismo e a ditadura imperavam e impunham suas vontades pelas botas e fuzis. Continuo agora fazendo esta mesma defesa como deputada federal, lutando para trazer para nossa terra mais universidades federais, mais institutos federais de educação tecnológica, mais recursos para os municípios.
Política Hoje – O que pretende fazer pelo estado se for eleita, ou seja, qual é a sua principal bandeira?
Alice Portugal – Nos meus dois mandatos de deputada federal dediquei-me especialmente à defesa da educação pública e gratuita, à defesa do serviço público e dos direitos da mulher. Fui coordenadora-geral da Bancada Feminina da Câmara e integrei por oito anos ininterruptos a Comissão de Educação. Sou uma das autoras da lei que instituiu o Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério. Ajudei a criar o Fundeb e tenho contribuído, inclusive com emendas parlamentares, para a ampliação e manutenção das universidades estaduais da Bahia, das universidades federais aqui sediadas e dos institutos federais de ciência e tecnologia. Tenho obrigação de continuar estas lutas que, ao lado da defesa de um serviço público valorizado e eficiente, são a razão de meus mandatos.
Política Hoje – Como a senhora pretende utilizar sua verba de gabinete (R$ 60 mil mensais)?
Alice Portugal – Sou uma deputada popular, que não tem atrás de si empresas ou grupos econômicos, até porque o que defendi e defendo ao longo de minha vida nunca permitiu a aproximação dessa gente. Trinta por cento de meu salário de deputada vai para meu partido. E a verba de gabinete de R$ 60.000,00 mensais é toda utilizada para custear as despesas do mandato com viagens, publicações, aluguel de escritório e contratação de assessoria. Só não usa essa verba o parlamentar que sustenta seu mandato através de outras fontes pouco recomendáveis. Pretendo continuar utilizando tais recursos da mesma forma séria e criteriosa que tenho feito ao longo de dois mandatos.
Política Hoje – O que a senhora fará para manter um alto índice de assiduidade e produtividade, caso seja eleita?
Alice Portugal – A presença do parlamentar nas votações do plenário e nas reuniões das Comissões que integra é uma obrigação, um dever. Só se justifica uma ausência por motivo de saúde ou quando o parlamentar está destacado para cumprir missão oficial.
Porém, deve-se compreender que um deputado ou uma deputada quando tem como tarefa proferir parecer a um projeto polêmico, que redundará em modificações que afetarão a vida de milhões de brasileiros, tem também o dever de ouvir os cidadãos para não cometer erros. E esta audição não se dá apenas entre as paredes da Câmara, mas, também, nas audiências públicas que são realizadas nos estados, junto a setores específicos da sociedade, junto a especialistas no assunto em pauta.
Tenho sido assídua na Câmara dos Deputados e tenho participado de audiências públicas, debates, palestras e conferências pelo país. Pretendo continuar a agir da mesma forma, exercendo um mandato dinâmico, amplo e atuante.
 Veja o Site:
 http://www.politicahoje.com.br/conteudo.php?prefixo=detalhe&menu=artigo&id=17981&idt_categoria0=16

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Intensificar a campanha para garantir a eleição


Os últimos dias mostraram que a campanha de Professor Rui está crescendo e ganhando apoios. A mobilização na capital e interior está forte, com os trabalhadores em educação e outros segmentos abraçando a campanha e confiando na vitória.
No final de semana, além da feijoada de adesão, que reuniu mais de 200 pessoas, Professor Rui esteve em Teofilândia, onde encontrou com sua categoria e discutiu a campanha. No domingo, na carreata do PCdoB, dezenas de carros de apoiadores se fizeram presentes, garantindo o visual a participação do comitê 65678 na atividade. À tarde, a comitiva participou da Parada Gay, mostrando compromisso com a luta contra a homofobia.
Essa semana começou com muitas atividades. Professor Rui esteve visitando diversas cidades do oeste da Bahia, com paradas em Ibotirama, Santa Maria da Vitória (que reuniu companheiros de Canápolis) e Paratinga. Hoje à noite Professor Rui se reuniu com ativistas de sua campanha em Itabuna e Ilhéus. Na quarta ele estará em Camacã e Santa Luzia.
Na quinta a agenda é no Extremo Sul, em Prado, Alcobaça, Caravelas, encerrando o dia em Teixeira de Freitas. Sexta à tarde Professor Rui estará em Sento Sé. Sábado ele estará em Juazeiro pela manhã e Senhor do Bonfim na parte da tarde. A semana termina com atividades em Salvador no domingo.
Prof. Bira também vota no Prof. Rui para Deputado Estadual 65678 e para Deputada Federal Alice Portugal 6522

Carreata do Batom 2

Postado em 22 de setembro de 2010 por Alice Portugal
Uma nova edição da Carreata do Batom vai invadir as ruas de Salvador, neste domingo (26/09), repetindo o sucesso do primeiro evento realizado em agosto. É a hora de convocar o eleitorado, amigos, familiares e companheiros de luta para se juntar a esta militância que reconduzirá Alice Portugal à Câmara dos Deputados
A Carreata sai do Vale do Canela às 9h da manhã em direção a orla da cidade com bandeiras, carros de som, motos e diversos veículos cobrindo a cidade de cores.
EU, VOCÊ, TODOS PELA EDUCAÇÃO
 Caros eleitores,
"Minha mãe sempre dizia que Educação é a única coisa que ninguém tira da gente. (...) Nessas eleições, preste atenção nas propostas dos candidatos para melhorar a qualidade da Educação. Eu já decidi: Eu voto na Educação!", afirma Prof.Bira, Vereador de Irará.
O grande objetivo é colocar a Educação de qualidade em destaque na pauta das eleições estaduais e federais, incentivando que a população vote, no dia 03 de outubro, em candidatos da Educação que tenham propostas concretas para a área, como os candidatos a deputado estadual Prof. Rui 65678, a deputada federal Alice Portugal 6522, a senador Pinheiro 130, a senadora Lídice 400, a Governador Wagner 13 e a Presidente Dilma 13.
Eu, Você, Todos Pela Educação é um compromisso dos candidatos que apresento aos baianos que têm como objetivo pautar a importância da Educação como um direito e promover o engajamento dos brasileiros na conquista de uma Educação Básica de qualidade para todos.
Atenciosamente,

Prof. Ubiratan Silva Reis
Vereador

ssergesrgegesrgser
Os candidatos ao governo Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB) estão empatados com 15% segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, 24. O governador candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), aumentou a vantagem em relação aos adversários e tem 52%, 3 pontos a mais que na última pesquisa divulgada no dia 10 de setembro. Luiz Bassuma (PV) aparece com 2% e Carlos Nascimento (PSTU) com 1%.
Os demais candidatos não pontuaram. Os brancos e nulos somam 6% e os indecidos 10%. 
Rejeição - O Ibope também perguntou em quem os entrevistados não votariam. Souto encontra-se em primeiro lugar com 31%, seguido por Bassuma, 23%; Carlos Nascimento, 20%; Geddel, 19%; Marcos Mendes (PSOL), 18%; Sandro Santa Bárbara, 17% e Wagner, 16%. Dentre os entrevistados, 9% não votariam em nenhum dos candidatos e 17% não sabem ainda em quem vão votar no 3 de outubro próximo.
http://www.atarde.com.br/arquivos/2010/09/196974.jpg
Senado -  Walter Pinheiro (PT) ultrapassou César Borges (PR) na disputa ao Senado Federal e alcançou 35%, seguido por Lídice da Mata com 32%. Borges, antes em primeiro lugar, está agora em terceiro com 29%. José Ronaldo atingiu 12%. Edvaldo Brito (PMDB) e José Carlos Aleluia (DEM) empataram com 9%.
O Ibope ouviu 1512 pessoas entre os dias 21 e 23 de setembro, em 31 municípios baianos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.