quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA SÃO JUDAS TADEU

SESSÃO SOLENE DE 27 DE OUTUBRO DE 2010

DISCURSO DAS COMEMORAÇÕES DO QUINQUAGÉSIMO SÉTIMO ANIVERSÁRIO DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JUDAS TADEU


Exmº Senhor Presidente Genival Cerqueira Pinho, primeiro vou dizer que sou do Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, e as homenagens que hoje são feitas vêm pelas mãos de uma das pessoas mais dedicadas à causa da educação e à causa humana, o Vereador Prof. Bira baluarte na luta sindical encabeçada pela nossa APLB-Sindicato. E dois homenageados que se unem e são muito ligadas: os estudantes, os professores e os Funcionários de Escola.
Cumprimento o Professor Márcio Jambeiro Diretor deste Estabelecimento de Ensino,.....................................................................................................
Caros Professores; Caros funcionárias de escola; Caros Estudantes.

Cumprimentamos e manifestamos o nosso agradecimento a todos os que nos agraciaram com a sua presença neste dia tão significativo para a vida da nossa Escola, ou seja, as comemorações do seu qüinquagésimo sétimo aniversário. O valor das reflexões que se seguem, não está no seu conteúdo, mas no que representam - o desejo de não deixar que o tempo apague da memória, retalhos de uma história cheia de significado, na vida daqueles que à Escola se sentem ligados.

_ A Escola Municipal São Judas Tadeu na época Ginásio São Judas Tadeu foi criada em 28 de outubro de 1953 baseado na filosofia do Superitendente Felipe Tiago Gomes de que todo aluno tinha o direito ao estudo gratuito. O então Prefeito Amaro Ferreira de Medeiros, juntamente com Fernando Tourinho, Cândido Viana de Castro (Promotor), Profª Maria de Lourdes Campos Portela e Padre Waltério entraram na luta para implantarem o curso ginasial em Irará, uma vez que os alunos carentes não tinham condições de dar continuidade nos seus estudos, necessitavam de uma formação profissional. Em 1954 num local provisório, o Sobrado dos Nogueiras deu-se início as atividades educacionais do Ginásio, funcionando em 04 salas de aulas.
_ Em 1963, o ginásio é transferido para sua sede própria.

A Escola era mantida por pequenas contribuições doada pela comunidade e pelos pais de alunos.
Queria aqui lembrar da saudosa BAMARFS que surgiu da necessidade do Colégio ter uma banda para acompanhar os desfiles cívicos que eram muitos. Logo mais o Músico Pedro Silva da Paixão com o apoio do Senhor Reginaldo Freitas, da Profª Neuma Pinheiro dos Santos e outros transformaram em FANFARRA permanecendo o nome BAMARFS em homenagem a Reginaldo Freitas dos Santos. Pessoa que tinha todo amor e dedicação com boas ações e virtudes.
Aqui registro homenagens as personagens inesquecíveis desta instituição de ensino Miguel Ramos, Profª Maria Eulália, Dona Irene, Chico de Beto, Lúcia de Beto, Reginaldo Freitas, Maria José Marinho, entre outros. Nesta época a relação escola-comunidade viviam em perfeita harmonia.
Nesta época era um tempo bom, uma cidade tranqüila onde os jovens respeitavam os mais velhos, as drogas quase não se via falar, marginalidade coisa muito rara um contraste ao que acontece hoje maldades, destruição, drogas, marginalidade e ambição.
_ Em 1986, época que foi implantado o Ensino Fundamental I.
Prefeitos se destacaram em apoiar o então Colégio São Judas Tadeu: Alberto Santana criou o bolsa prefeitura para os alunos carentes do 2º grau. Amaro Bispo dos Santos (MARITO) assumiu pagamentos dos funcionários na época em que a CENEC começou com dificuldades financeiras. Antonio Campos comprou o prédio do São Judas tornando-a Escola Municipal São Judas Tadeu atendendo alunos do Ensino Fundamental I e II, atualmente estudam na escola alunos do Ensino Fundamental II.

A sistematização do conhecimento tem sido conseguida essencialmente pelos professores através da investigação das práticas -  pedagógicas e de gestão e noutras áreas do saber.

É com orgulho que afirmamos que ao longo dos 57 anos de existência, que festejámos hoje, esta Escola tem perseguido, no exercício da sua missão, os mais elevados níveis de exigência, quer no que diz respeito ao número de ALUNOS que forma, quer no que se refere à qualidade da formação.

Neste contexto é necessário continuar a pensar modelos de formação que permitam ao estudante desenvolver e/ou adquirir os instrumentos conceptuais e competências que lhe possibilitem conceber/decidir sobre os cuidados a prestar á pessoa em função de cada situação concreta e simultaneamente pensar e agir nos DIVERSOS contextos, promovendo alterações e/ou rupturas na sua forma de organização que possibilitem a concretização dos projetos de ação que a função independente esboça. Este, é o desafio que se coloca à formação, o que implica pensar a formação de forma a:
_ Formar para a mudança e para o exercício da autonomia
_ Formar para a utilização de múltiplos saberes e para a participação ativa na sua produção.
_ Formar para o desenvolvimento pessoal, para o exercício e respeito pela liberdade, democracia, para o encontro
de culturas, a universalidade de comportamentos.
_ Formar para a qualidade.
Foi defendido que a qualidade do dispositivo de formação é função do tipo de parceria construído entre Escola e as
Instituições da Sociedade. Isto envolve a qualidade das relações que unem o conjunto dos atores de formação e foram muitos os colegas que consideraram ser este o critério de sucesso na formação.
Se caminharmos efetivamente na construção de parcerias e da sua formalização é possível formar mais jovens e continuar a garantir a qualidade, garantindo que os jovens que formamos podem oferecer exemplo de cidadania.
Antes de concluir gostaría de agradecer o envolvimento de todos os que constituem esta comunidade escolar, particularmente à Comissão Organizadora das celebrações deste aniversário, sem o seu empenho incondicional as atividades com que comemoramos estes 57 anos de existência não teriam sido possíveis.
Congratulamo-nos com os que com visão científica e segura, no passado e no presente se empenharam e se empenham para o engrandecimento da Formação dos nossos Jovens e que aliando a competência e a dedicação, têm contribuído, para que a Escola Municipal São Judas Tadeu se tenha tornado num espaço de aprendizagem que vai de encontro aos desafios da atualidade e do futuro.
Destacamos, também o interesse, a motivação e o trabalho, muitas vezes despercebido, desenvolvido pelo pessoal não docente.
Apraz-nos salientar, também, o dinamismo do corpo docente no seu desempenho profissional, bem como a grande motivação para a sua formação, repercutindo-se esta forma de estar numa Escola viva, dinâmica, que progride, que se adapta às novas exigências, cumprindo a sua missão enquanto instituição do Ensino.

Muito obrigada.


É o que tinha a dizer seu Presidente.

Plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos em 27 de OUTUBRO de 2010.


Prof. Ubiratan Silva Reis
Vereador/PCdoB

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