quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DISCURSO DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 18 DE OUTUBRO DE 2010

PRONUNCIAMENTO DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 18 DE OUTUBRO DE 2010.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Irará,
Sr. Genival Cerqueira Pinho
Senhores Vereadores,
Munícipes que nos prestigiam nesta manhã com suas presenças neste parlamento que representa V.S.ª.

1- JUVENTUDE – É inegável que essa imensa massa de jovens enfrenta grandes dificuldades como o desemprego, a violência urbana, o consumo de drogas, a constante exposição à morte, entre outros. A ausência de políticas públicas específicas para essa faixa da população é um antigo e grave problema em razão da falta de investimentos em educação, cultura, esporte e lazer e opções de trabalho. Experiências bem sucedidas, realizadas tanto no Brasil quanto no exterior, demonstram que estimular o protagonismo juvenil e a força criativa do jovem vem se provando uma maneira eficaz de enfrentar os desafios gerados por esse quadro crítico. Para isto, o jovem deve ser encarado como pessoa capaz de participar, ampliar, influir e transformar projetos, programas e atividades implementados pelo Município ou pela sociedade civil. Instituir em âmbito municipal uma política de estado para a população jovem de irará. Leis de incentivos fiscais para empresa que empregar jovens. Realizar a “Conferencia Municipal da Juventude”. Criar o “Conselho Municipal da Juventude”. Elaborar o “Plano Municipal de Juventude”. Traçar o perfil da juventude através de um diagnóstico. Com base no diagnóstico elaborar políticas públicas específicas.
2- PROJETO XADREZ NA ESCOLA – O Xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo. O esporte é considerado um grande impulsionador da imaginação. Além disso, contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade do raciocínio. Desempenha também um importante papel socializante, uma vez que o praticante aprende que a vitória ou a derrota depende de uma decisão previamente pensada. Deste modo induz à reflexão antes de agir. Um jogo intelectual, o Xadrez é também uma poderosa ferramenta educativa. O Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação, implantou o projeto “Xadrez nas Escolas”. O objetivo é fazer com que o Xadrez passe a fazer parte da política pedagógica das escolas como disciplina regular na educação básica do Município de Irará. É certo que o Xadrez estimula a atividade intelectual, o raciocínio lógico e a capacidade de cálculo. Dessa forma se praticado com freqüência pelos estudantes certamente eles apresentarão melhoras no seu desempenho ESCOLAR. São incontáveis os benefícios da prática do Xadrez, por isso o presente projeto intenta criar o Programa Municipal de Difusão e Aprendizagem do Xadrez – PAX com intuito de estimular a prática do esporte no Município de Irará por cidadãos de todas as idades e classes sociais.
3- DIA DO PROFESSOR – Sessão Solene na Câmara de Vereadores foi a única comemoração em homenagens ao Professor no seu dia. A SEMEC não realizou nenhum evento, inclusive nem uma faixa foi colocada na cidade em homenagem. O que muitos professores tiveram de suportar foi a transferência do Feriado pela SEMEC de 15 para 11 de outubro.
4- CONTRA-CHEQUE – para se ter acesso ao contracheque o Governo do Prefeito Derivaldo disponibilizou o mesmo na internet, onde o servidor tem de pagar para ter o contracheque. Vale lembrar que os servidores têm o direito de receber pelo órgão empregador o seu contracheque.
5- POLDA DE ÁRVORES NA AVENIDA ELÍSIO SANTANA
6- EMBASA- Falta de água na cidade é uma preocupação precisamos pressionar o órgão para que agilize a construção dos poços, a fim de que solucione o problema de falta de água.
É O QUE TINHA PARA DIZER.
Plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos, em 18 de outubro de 2010.



Prof. Ubiratan Silva Reis
Vereador/PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário