quinta-feira, 22 de março de 2012

2º PRONUNCIAMENTO 2012





PRONUNCIAMENTO DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 15 DE FEVEREIRO DE 2012.



Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Irará,

Sr. Edmundo Santos

Senhores Vereadores,

Munícipes que nos prestigiam nesta tarde com suas presenças neste parlamento que representa V.S.ª.



1-INAUGURADA A AGÊNCIA DO INSS DE IRARÁ numa sexta-feira, 13,(espero que não tenha nada vê com a campanha antecipada, pois o PT é 13) se ameaçou chover, não choveu. Tampouco subiu poeira, na rua ainda sem calçamento (iniciado mas não terminado), pois o chão foi levemente molhado. O Secretário Estadual de Planejamento ,Zézeu Ribeiro, relatou sua participação, enquanto deputado federal em 2009, na elaboração da emenda parlamentar que possibilitou a instalação da agência. Acenou para a conclusão da pavimentação da rua que ainda não chegou ao local onde está o recém construído prédio da nova agência do INSS. O Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, cancelou sua vinda à cerimônia. Que prestígio tem o Prefeito Derivaldo Pinto? Para o prefeito, a instalação da agência vai tirar a população do sofrimento de tantas viagens para outras cidades. E gostaria de lembrar que com a inauguração da agência os correligionários do Prefeito que se beneficiava com os serviços de transporte não garantirão mais o voto para as eleições vindouras. Ao final, o prefeito lamentou ausências de pessoas com funções públicas. Para ele, o fato de ser de oposição ao governo do município não é motivo para o afastamento de pessoas em um evento que “não é um ato político, é um ato de desenvolvimento para Irará”. Novamente me dirijo ao Prefeito Derivaldo e lembro que ele não tem a capacidade de mobilizar os 615 prestadores de serviços e seus cargos de confiança, só quero dizer que foi tanta gente como ele diz que sentiu até a falta da oposição. Não participamos de desenvolvimento de faz de conta não sei porque as obras em Irará demoram tanto e quando inauguradas sempre falta algo a concluir.

2-RE-INAUGURAÇÃO DA PRAÇA DA MATRIZ uma longa espera da população iraraense chegou ao fim na noite desta terça-feira, dia 24, depois de um ano e meio fechada para reforma, com inicio no mês de maio de 2010.  Se não fosse o governador Wagner que chamou para si a responsabilidade quando da visita em Irará, no mês de julho,e disse que a obra seria concluída. Depois da intervenção do governador a burocracia, atraso e repasse de verbas, dentre outros fatores, que emperrava o andamento da obra, que se arrastava, foi praticamente toda concluída em dois meses de trabalho contínuo.  O público do evento era a soma das pessoas que foram para a Novena, para o Parque de Diversões e todos os outros que estavam dispostos a conhecerem as novas instalações da praça depois da reforma. As luminárias foram acessas, houve queima de fogos de artifício e ligou-se a fonte luminosa que foi montada na frente do monumento do Obelisco, passando a ser a grande atração da praça. O Falecido Prefeito Amadeu Nogueira inaugurou a praça, no ano de 1945. Tenho certeza que ele não gostou do que viu. Entre as críticas apontadas estava a perda identitária na relação do local com a cidade; o descarte das pedras portuguesas, para serem substituídas por um piso de qualidade inferior; e as fragilidades de alguns equipamentos que podem não resistir as ações do tempo, além da aparente pouca luminosidade do local, apesar da grande quantidade de luminárias. Também fiquei surpreso com a primeira atração da festa “Samba D’JU” contagia o público. O povo a perguntar é de JUSCELINO? Uma pitada de provocação política. Inclusive a JU da Banda tem as mesmas características do Ex-Prefeito Juscelino muito carismática, esbanjando beleza e simpatia. Mais um episódio em pleno dia da inauguração a instalação elétrica repetidas vezes parou o som, e ficava só no retorno da banda ou quando só o retorno funcionava, a vocalista não perdeu a esportiva. Que papelão!



3-HOMENAGEM AO ALFREDO DA LUZ quero parabenizar ao Movimento Cultural “VIVA IRARÁ” e a Prefeitura Municipal de Irará por tematizar os festejos populares da nossa Padroeira com um nome ilustre desta terra nascida da luz. Realmente “ a alegria é a luz de ALFREDO”.



4-LAVAGEM DA PURIFICAÇÃO todo ano temos a nossa lavagem, saio nela há 19 anos e todo ano temos problemas na organização do cortejo é tanta gente que não entende de lavagem opinando que acaba perdendo o brilho da festa. Nunca vi segurança dentro do cortejo, as cordas não contiveram os foliões teve uma ora que tinha mais gente dentro da corda do que fora.



5-TUMULTO NA LAVAGEM segurança bate nos foliões, recebe vaias, prefeito e aliados ficam nervosos, até um Policial Militar da nossa cidade foi agredido pela Segurança contratada pela Prefeitura, Juscelino ex-prefeito chama atenção tocando na charanga de Irará, as ordens de representantes do Governo de Irará era fazer com que Juscelino não tocasse e fosse retirado de dentro da corda, devido a recusa do mesmo, mandou chamar a Segurança para retirar na marra o ex-prefeito, mas para a surpresa do Governo o povo de Irará disse não tira não, cantando “ IR JUSCELINO APARECEU!” e com apoio do povo Juscelino concluiu o percurso do cortejo até o encerramento da charanga na Filarmônica, quando o povo lhe ergueu e fez a festa dizendo agora é 44. Em uma democracia devemos saber respeitar a vontade do povo, que tem todo o direito de expressar seu desejo com total liberdade. Registro que o pessoal de apoio teve de arrebentar o cadeado para que os integrantes do cortejo louvassem a santa a golpes de martelo na Praça de Nossa Senhora da Purificação.



6-PAPELÃO Prefeito Derivaldo sobe ao palco e passa vexame, chama os que nunca acreditaram e os que passaram a não acreditar em seu desgoverno de um pequeno grupo que sente falta do atraso em Irará, desqualifica bandas de Irará, enaltece bandas estaduais e nacionais, fala mal da banda do ex-prefeito Juscelino “DONA FULANA” e da Banda Vaca Atolada. No meio da multidão ouvia os gritos queremos Pablo não é discurso.



7-O BLOCO ABRE ALAS AGORA DESFILA COM TRIO-ELÉTRICO. A mudança, no entanto, não fez o bloco perder as suas características, nem tão pouco tirou o público da “melhor idade” das cordas do bloco. Os foliões demonstravam alegria e aceitação, a presença de muito jovens tornou  o “bloco de todas as idades”. No ano passado homenageou D. Maria Bacelar, este ano ao comerciante Mário José Marinho e sua esposa, a professora Maria José Marinho. Conhecidos por sua alegria e participação em eventos festivos da cidade. No ano de 2013 serão homenageadas três mulheres: Professora Miriam Benevides, Professora Lindinalva Gomes e Dona Luiza de Bar.



8-ACESSO CONTINUA LIVRE E CARROS INVADEM CIRCUITO DA FESTA um problema recorrente em Irará a presença de carros estacionados no circuito festivo (São João ou Festejos Populares).  Desde a Sexta-feira (27) pela manhã, um carro-de-som avisava que seriam multados os carros que se encontrasse estacionados no circuito na hora da passagem de blocos e trio. Não se teve noticias de carros multados, muito menos o circuito ficou sem automóveis estacionados. Só o aviso de última hora não vai resolver o problema. A situação pede isolamento das ruas, com seguranças de acesso; aviso e instruções com antecedência; disponibilidade de locais para estacionamentos; dentre outra medidas que podem evitar os carros estacionados ou até mesmo as disputas de som, dentro do circuito da festa.



9-FESTEJOS COM MUITO “XIXI” NA RUA  A instalação de banheiros químicos apenas em um local, durante os Festejos Populares de Irará, tem se mostrado insuficiente.  Para as mulheres, a opção disponibilizada para sanitários, foi a estrutura do mercado municipal. Já para os homens, o único ponto disponível foi a área próximo à pousada de D. Narinha onde foram instalados alguns banheiros químicos.  Até mesmo na Praça da Matriz, recém reformada, os banheiros dos bares lá instalados, não estavam abertos ao público. Os comerciantes da Praça da Purificação reclamavam da fedentina, para a qual a limpeza pública foi insuficiente. Na segunda, na volta do Cruzeiro, nem mesmo os banheiros químicos estavam presentes, visto que foram recolhidos ao mesmo tempo da estrutura do palco da Praça da Purificação.



Para encerrar nesta tarde, quero dizer que o iraraense.com do meu amigo Roberto Martins me inspirou para fazer este discurso e para finalizar, utilizo-me das palavras de José Bonifácio Nogueira Ramos, filiado ao PT “pois é fazer festa não é só contratar bandas/atrações, palco e toldos bonitos e esquecer a infra-estrutura dos serviços para os milhares de nativos e para as centenas de visitantes. Assim como sanitários, faltou limpeza pública, ordenamento de trânsito, controle na poluição sonora e muitos outros serviços.”



É O QUE TINHA PARA DIZER.

Plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos, em 15 de FEVEREIRO de 2012.







Prof. UBIRATAN SILVA REIS

Vereador/PCdoB




Nenhum comentário:

Postar um comentário