quinta-feira, 21 de abril de 2011

POSSE DO VEREADOR FRANSCINALDO VENAS XAVIER

PRONUNCIAMENTO DA SESSÃO SOLENE DE 01 DE ABRIL DE 2011.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Irará,
Sr. Edmundo Santos de Jesus
Senhores Vereadores quero respeitosamente saudar a todos. 

Permitam-me saudar em nome do PCdoB, entre tantas presenças importantes nesse plenário ........................, os familiares do Vereador Franscinaldo Venas Xavier. Registrar que este momento ficará marcado para sempre na vida dos seus pais, o funcionário público Francisco Arcanjo Xavier popularmente “COTINHO”, Maria Lúcia Venas Xavier, professora da Rede Municipal de Irará, seus irmãos e comunidade que nos dão a honra e a alegria de estarem aqui presentes. Enfim, iraraenses que nos dão alegria de estarmos juntos nessa tarde.

Franscinaldo Venas Xavier seja bem vindo a esta Casa da Cidadania. Ex-Vice-presidente do Grêmio Estudantil Maria de Lourdes Campos Portela (CEJIC), comerciante de cereais e de embalagens plásticas, professor de informática e presidente da ACEI. Atualmente se destaca no empreendimento chamado de “PAPA-LÉGUAS –GRÁFICA RÁPIDA E COPIADORA” que desenvolve um trabalho competente, gerando emprego e renda no nosso município.
A homenagem que prestamos a V. Exª é que venha ampliar e avançar as conquistas deste poder legislativo em favor do nosso tão sofrido povo. Aqui na minha compreensão e tenho certeza que faz partes do seu pensamento, o povo é a prioridade. Reconheço, acredito e invisto na força jovem expressada por sua pessoa a partir de hoje nesta colenda casa, pois acredito que o futuro depende da juventude e essa carente de políticas públicas que lhe afaste do caminho errado.
Porém num município com a complexidade do nosso, é preciso sempre querer mais, descobrir mais, inovar caminhos e buscar sempre novas soluções (...). Para enfrentar esses grandes desafios é preciso manter os fundamentos que nos garantiram chegar até aqui “defender os iraraenses”. Mas, igualmente, agregar novas ferramentas e valores.
Sei que substituir um político como o Vereador licenciado José Elesbão Pinto Neto é um desafio e tanto. Mas sei que V. Exª tem a competência dentro de suas possibilidades de ser um representante do povo a altura que Irará merece.
É preciso de trabalho e união para dar melhor educação às crianças, saúde de qualidade ao povo, seguranças às comunidades e continuar crescendo e gerando emprego "para as atuais e futuras gerações". O nosso sonho é o mesmo de qualquer cidadã e cidadão. O sonho de que uma mãe e um pai possam oferecer aos seus filhos oportunidades melhores do que a que eles tiveram em suas vidas. E é isso que constrói um município, uma família e uma Nação.
Os desafios são enormes, amplos e variados. As demandas são grandes e as novas tarefas exigem agilidade, espírito prático, jogo de cintura, negociação e capacidade de transformar sonhos em ações concretas. O mandato que é do povo deve estar preparado para debater e interferir nos projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social e uma maior distribuição de renda no Município, contribuindo efetivamente para a construção de um município mais justo e humano.
Apesar de Hoje ser dia de festa e comemoração quero enfatizar que é obrigação constitucional e regimental zelar pela dignidade da Câmara Municipal de Irará no que diz respeito à decência, respeito, moral, dignidade, ética, conduta irrepreensível, confiabilidade, honorabilidade, correição, retidão moral, respeito a si mesmo e aos outros.
Termino esse discurso parafraseando o próprio Vereador Franscinaldo “quero continuar morando em Irará, terra amada”. Que Deus te ilumine e mantenha-o no rumo certo para reescrever um novo ciclo histórico em Irará e coloco-me à disposição.
É O QUE TINHA PARA DIZER.

Plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos, em 01 de abril de 2011.



Prof. Ubiratan Silva Reis
Vereador/PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário