sábado, 14 de julho de 2012

PELA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE IRARÁ


MOÇÃO DE APLAUSOS: N° 06/2012

(Do Senhor Vereador PROF° UBIRATAN SILVA REIS)





Dispõe sobre a Emancipação Política de Irará e dá outras providências.







Excelentíssimo Senhor Presidente;





 A Câmara Municipal de Vereadores de Irará vem através do Vereador que este subscreve requerer, nos termos do Regimento Interno, art. 90 e seus §§ combinado com o art.72 § 2°, inciso VII, que seja consignada nos anais desta Casa, a presente "Moção de Aplausos" com votos de congratulações pela passagem dos 170 anos de Emancipação Política de Irará comemorado no dia 27 de maio de 2012.



Nos meados do século XVI os jesuítas chegaram ao Brasil para catequizar os nativos e adentraram o sertão baiano. Os religiosos chegaram a região onde hoje está localizado o município de Irará e encontraram uma aldeia indigena.



No local descoberto, que depois foi chamado de Água Fria, os jesuítas fixaram moradia. Naquela época o território pertencia a sesmaria de Garcia D'Ávila. Depois, a extração de minérios e a caça de aborígenes atraíram mais pessoas para o novo território.



Em 1717, Antonio da Fonseca construiu a capela de Nossa Senhora da Purificação dos Campos, que deu origem ao povoado da Purificação dos Campos. Água Fria teve menos destaque econômico do que o povoado da Purificação dos Campos e teve seu território anexado ao povoado, formando município sendo emancipado em 27 de maio de 1842.



Diversas transformações político-territoriais ocorreram e, em 1895, Nossa Senhora da Purificação dos Campos foi elevada à categoria de cidade com o nome de Irará, vocábulo tupi que significa “nascido da lua ou do dia”.



As principais atividades econômicas do município são a agricultura, através do cultivo de mandioca e fumo; a pecuária, através da criação de bovinos; e o comércio atacadista e varejista.

Um dos ícones da cultura de Irará, cidade que pertence a microrregião de Feira de Santana, é o cantor Tom Zé, integrante do movimento tropicalista nos anos 60. As raízes culturais iraraenses são expressas através do artesanato em cerâmica, samba de roda, reisado, festejo junino e da bata do feijão.



Distante de Salvador cerca de 130 quilômetros e com população de 27.466 habitantes (Censo 2010), Irará tem clima tropical semiárido e relevo variado, com destaque para as serras do Urubu e do Periquito. Os rios Seco e Paramirim cortam a região.



Dê-se ciência desta moção à Prefeitura Municipal de Irará e ao Poder Judiciário de Irará.




Plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos, em 28 de maio de 2012.

  







Prof. UBIRATAN SILVA REIS

Vereador do PCdoB




Nenhum comentário:

Postar um comentário