segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


MOÇÃO DE APLAUSOS: N° 12/2012

(Do Senhor Vereador PROF° UBIRATAN SILVA REIS)

 


MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES,  pela passagem do dia  da Consciência Negra, celebrado a cada ano no dia 20 de novembro.


 


O vereador que esta subscreve, vem na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, uma moção de aplausos e congratulações, pela passagem do dia da Consciência Negra, celebrado a cada ano no dia 20 de novembro.


A data de 20 de novembro foi escolhida devido a morte de Zumbi, líder dos quilombo dos palmares no ano de 1695 vítima em uma emboscada.Uma homenagem justa, pois foi zumbi quem representou a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil colonial. 


Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.


Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. A Consciência Negra é uma forma de discutir o assunto da igualdade racial, inclusive no calendário escolar. O movimento negro, no entanto, já vinha adotando essa data desde os anos 70. 


E atualmente, ela é a data nacional para promover fóruns, debates e programações culturais sobre o tema.


Antes, a questão da igualdade racial era discutida no dia 13 de maio, data do aniversário da assinatura da Lei Áurea pela então princesa Isabel que “libertou” os escravos em 1888. 


Vale a pena lembrar que o Brasil foi um dos últimos países no mundo a abolir a escravidão. Finalmente, os bandeirantes descobriram, através de um delator, o esconderijo de Zumbi.


Ao contrário do que acontece em mais de 350 cidades brasileiras, o dia 20 ainda não é feriado em Irará, mas de acordo com a prefeitura de Irará, a cota municipal de feriados já está esgotada. No entanto, o dia não passa em branco na nossa querida Irará.


Em Irará, o dia da consciência negra é marcado por várias comemorações promovidas pela Escola Municipal São Judas Tadeu e os grupos culturais.


 

Vale lembrar que a movimentação do povo negro originou várias leis protetivas. A Lei Federal nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 incluiu a data no calendário escolar , tornando obrigatório o ensino sobre história e cultura afrobrasileira nas escolas. Em 2003, o Governo Federal criou a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir) em reconhecimento às lutas históricas do Movimento Negro brasileiro. A Lei Federal nº 12.288, de 2010, que criou o Estatuto da Igualdade Racial e que, de acordo com a Seppir, orientou a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2012-2015), resultando na criação de um programa específico intitulado "Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial”. O Governo Brasileiro instituiu a chamada “Lei de Cotas”,  Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012 e do Decreto 7.824, de 11 de outubro de 2012, que a regulamentou. Em Irará, o vereador Ubiratan Silva Reis, legislou pela causa do Negro: Lei nº 649 de 22 de abril de 2010 que imputa penalidades a estabelecimentos que pratiquem discriminação racial; Lei n° 652 de 21 de maio de 2010 que institui o dia Municipal de Combate à intolerância religiosa. Lei nº 678 de 05 de outubro de 2010 que institui na Rede Municipal de Ensino Público e demais níveis de ensino, o Conteúdo “Educação Anti-racista e Antidiscriminatória; Lei Municipal nº 722/2011 que cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Lei Municipal nº 715/2011 que dispõe sobre o ensino e a prática da capoeira, entre as atividades curriculares da disciplina de Educação Física nas Escolas Municipais de Irará. Lei Municipal nº 716/2011que institui o Dia Municipal do Samba de Roda no Município de Irará e dá outras providências.

Dê-se conhecimento da presente Moção à Secretaria Municipal de Cultura e de Esportes, Escola Municipal São Judas Tadeu e ao Grupo de Percussão Purificaê. 


 


Plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos, 19 de novembro de 2012.


 


 


Prof. Ubiratan Silva Reis


Vereador/PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário