segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

VEREADOR PEDE INVESTIGAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO EM IRARÁ


EXCELENTISSÍMO SENHOR PROMOTOR DA COMARCA DE IRARÁ

DR. AUDO DA SILVA RODRIGUES

 

 

 UBIRATAN SILVA REIS, brasileiro, professor, vereador, portador do RG: 5.715.101-67 e CPF: 705.311.455-49, residente na Av. Elísio Santana, nº 657, centro, Irará-Ba se valendo das prerrogativas que me confere a Lei Orgânica do Município de Irará e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Irará, conjugado com a Constituição Federal, vem perante V. Exa. apresentar PEDIDO DE ABERTURA DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA, com base com fulcro na Constituição Federal, artigos 2.º, 29, 37 e 129, inciso III; na Lei Federal n.º 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública); Lei Federal n.º 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) com base nas peças de informação em anexo com os motivos fáticos e fundamento jurídicos a seguir expostos:

 

I.                   DOS FATOS.

 

1. O Município de Irará publicou no dia 05 de março de 2012, Edital do Concurso Público n° 01/2012 TORNA PÚBLICO que estarão abertas as inscrições do CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGOS do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Irará, Estado da Bahia, além das que surgirem durante o prazo de validade do certame. O Concurso Público será regido por este Edital e pelos princípios gerais do Direito. O concurso público será planejado e executado pela SEPROD - SERVIÇO DE ROCESSAMENTO DE DADOS. As inscrições ficarão abertas no período de 07 a 31 março de 2012, no site www.seprod.com.br. Sendo que a partir do dia 13 de abril de 2012 o candidato deverá conferir, no endereço eletrônico www.seprod.com.br, se os dados da inscrição efetuada via Internet foram confirmados. Seguem matérias jornalísticas informando cronograma do concurso de Irará. Documentos n° 01, 02 e 03.

 

ANEXO III – CRONOGRAMA

EVENTO DATA

Período de Inscrições dos candidatos                              07 a 31 de março de 2012

Divulgação da relação de candidatos inscritos               13 de abril de 2012

Divulgação do local de realização das provas objetivas 27 de abril de 2012

Realização da Prova Objetiva                                           20 de maio de 2012

Resultado da Prova Objetiva                                            31 de maio de 2012

Prova prática e entrega de títulos                                     17 de junho de 2012

Resultado Final                                                                   29 de junho de 2012

 

2. Como pode um único candidato inscrever-se para mais de um cargo num mesmo concurso público se a data da prova era 20 de maio de 2012. Foi o acontecido no certame de Irará, pois em momento algum o edital tratou deste direito aos candidatos. Para que uma pessoa se inscrevesse em dois cargos no mínimo eles foram orientados que o concurso aconteceria no mínimo em turnos diferentes e dias diferentes, o que foi privilégios de alguns, um afronta a Constituição Federal, pois todos não tiveram conhecimento desse direito já que não constava no Edital publicado. Na frente o documento que comprova que essa divulgação aconteceu em 27 de abril e a inscrição encerrou em 31 de março de 2012. Para confirmação do fato segue cópia da comprovação do aqui exposto. Documento 04, 05, 06, 07 e 08.

 

3. Outro fato que vale ser analisado é que o Secretário Municipal de Administração, Sr° Glaubert Cerqueira Santos, pasta responsável por fechamento dos contratos com a Empresa SEPROD também se inscreveu para realização do Concurso conforme documento nº 09 em anexo;

 

4. A Portaria nº 30979 de autoria do Poder Executivo cria uma comissão constituída pelos Servidores Reginaldo Borges São Miguel (Diretor de Departamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, cadastro nº 4072-1), Márcio Jambeiro Queiroz (Secretário Municipal de Educação, cadastro nº 4446-1) e, Uelton Avelino Santos Araújo (Assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Administração, cadastro nº 5134-9 – Prestador de Serviço) sob a presidência do primeiro para apreciar e julgar os casos atinentes ao concurso público. Não houve publicidade da portaria nº 30979 de 24 de abril de 2012 no diário oficial do Município de Irará e o Edital de Convocação para prova objetiva, datado de 27 de abril de 2012 omite o nome dos integrantes da comissão. Documentos em anexo nº 10 e 11;

 

5. Novamente no dia 22 de maio de 2012 a referida comissão divulga o resultado das provas realizadas no dia 20 de maio de 2012 com a omissão dos nomes que compõem a comissão; (anexo 12);

 

6. Para que se restabeleça a ordem jurídica violada, sugiro ao Ministério Público que constatando irreguleridades nesse processo tome as medidas cabíveis.

 

II. DO DIREITO

 

A legitimidade do Ministério Público para promover a defesa do patrimônio público advém de comando constitucional, bem como da legislação infraconstitucional.

 

Constituição Federal:

 

Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

 

Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

...

III – promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público.

 

Na Lei n.º 8.625/93, tem-se, em seu artigo 25:

Art. 25. Além das funções previstas nas Constituições Federal e Estadual, na Lei Orgânica e em outras leis, incumbe, ainda, ao Ministério Público:

...

IV – promover o inquérito civil e a ação civil pública, na forma da lei:

...

b) para a anulação ou declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio público ou à moralidade administrativa do Estado ou de Município, de suas administrações indiretas ou fundacionais ou de entidades privadas de que participem;

(...)

 

Em face de todo o exposto, o MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE BAHIA requer a Vossa Excelência:

 

01.   Seja a presente ação recebida, autuada e processada na forma e no rito previsto para a Ação Civil Pública, Lei. 7.347/ 85.

      02. Reconheça e declare a ilicitude dos atos administrativos, caso as denúncias aqui apresentadas sejam consistentes..

 

 

Termos em que pede e espera deferimento.

 

IRARÁ, 31 de MAIO de 2012.

 

 

 

 

Profº UBIRATAN SILVA REIS

Vereador/PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário